
Por muito tempo eu lidei com o sentimento de culpa!
Sempre foi mais fácil para mim perdoar as pessoas que me feriram, do que perdoar a mim mesma .
Precisei trabalhar isso dentro de mim, e aceitar que eu não sou perfeita, e que cometo erros.
Embora ao longo da vida eu tenha machucado pessoas, e tomado algumas decisões erradas, meu sentimento de culpa é importante, não para ficar me punindo, mas sim, reconhecer que errei e melhorar, e se doí, e porque me importa, falhar, seria não sentir nada!
O sentimento de culpa surge quando há arrependimento por algo que fazemos, muitas vezes, o que achamos ser culpa é no entanto vergonha dos nossos defeitos, erros e fraquezas.,
Nos julgamos negativamente ao acreditarmos que não conseguimos viver de acordo com os nossos próprios padrões ou padrões impostos pela sociedade.
Lembre-se de que você nem sempre precisa seguir em frente. Reserve um tempo para refletir sobre o que você está fazendo e reavaliar se é o curso de ação correto.
Você pode evitar abertamente fazer coisas potencialmente impopulares por medo de perder a afirmação, por medo de errar de novo, porque o sentimento de culpa te assombra.
Lembre-se de que a independência e a capacidade de desafiar as normas do grupo são habilidades valiosas.
Reduza o número de vezes que você busca a aprovação de outros.
Às vezes, pode ser isso a garantia do sucesso de que você está procurando.
Não deixe que o sentimento de culpa te paralise, não tenha medo de tentar de novo, ou de não tentar o mesmo e ir em busca do novo.